top of page
  • Foto do escritorAnfeas

Consulta de preços ao produtor de aço


Participamos em 05/02 no Pavilhão Central do Show Rural, da reunião de Diretoria do CSMIA/ABIMAQ.

  1. Preço do aço

Em Atlanta, durante a nossa reunião em 31/01, foi levantada a preocupação com relação aos aumentos prováveis do preço do aço neste ano. Colocamos, então, as preocupações do nosso setor, uma vez que as empresas presentes nesta Diretoria, são grandes consumidoras de aço. Tentam conviver com o problema e dizem que tudo está atrelado ao preço do minério e que mais recentemente esta sendo exacerbado pela baixa na produção de aço pela China. O que fazem é manter uma Inteligência de Mercado – Aço, cujo relatório de Dezembro de 2017, esta anexado e que de acordo com o tal relatório, pressionam o governo,para que ele intervenha. Enviaremos este relatório sobre o Aço, mensalmente para os senhores.      


2. Venda de tratores teve um crescimento real de 10% maior que 2016 e que os financiamentos mais utilizados foram:

  • Moderfrota – 54%

  • F C O         -- 14%

       3. Venda de implementos agrícolas em 2017

  • Faturamento do setor; R$ 6 bilhões

  • Crescimento real – 8%

       4. PRONAF + Alimentos

  • Nacional – continua com procura aceitável   e os cadastramentos de equipamentos estão saindo bem rápidos

  • Internacional – praticamente parado, pois as vendas para os países africanos não deu muito certo. Somente estão negociando com a Nanibia.

        5. Mudanças no MAPA    A partir de Março, teremos mudanças no comando do MAPA, pois o Ministro Blairo Maggi irá se candidatar a Senador. Não se sabe ainda o seu substituto e esperamos que seja alguém ligado     a ele.            Também, a partir de Março, o Secretario de Política Agrícola, Neri Gheller, estará deixando a Pasta, para se candidatar a Deputado Federal, pois pretende ser o Presidente da Frente Parlamentar    da Agricultura. Ele só não se candidatará, ser for guindado a Ministro da Agricultura, no lugar do Blairo.            Em São Paulo, o Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, que vem fazendo uma estupenda gestão, deve sair, também, em Março, para candidatar-se a Deputado Federal.            Existe uma preocupação muito grande do setor de máquinas, com relação à saída deste pessoal do MAPA, que estão totalmente comprometidos com o próximo Plano Safra, quando deveremos    ter reduções significativas nos juros, principalmente do INOVAGRO.   A torcida é para que o Neri seja guindado a Ministro da Agricultura, dando continuidade ao bom trabalho do Blairo e mesmo porque, ele já foi Ministro da Agricultura.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page