top of page

Frete Mínimo 832 - Subsídios

  • Foto do escritor: Anfeas
    Anfeas
  • 5 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura


Está no noticiário hoje a aprovação pela Comissão Mista Especial do relatório composto pelo Deputado Osmar Terra, sobre a MP 832/2018 que trata da definição de frete mínimo (ou custo mínimo de transporte, como alguns têm chamado).

Como pode ser observado no relatório em anexo, o pleito da ABPA feito em audiência pública e em várias reuniões com a FPA e deputados foi acatado. Ou seja: as cargas com frete dedicado por questões sanitárias (como ovos, pintos, leitões, frangos e suínos terminados, ração, etc) e o frete de distribuição serão objeto de tratamento especial por parte da ANTT na definição das novas tabelas.

Ressaltamos que a ABPA atuou diretamente e deu suporte para a CNI e a CNA nas negociações que envolveram o levante da inconstitucionalidade desta MP junto ao STF. Embora a associação tenha se posicionado contrariamente à tabela, paralelamente tomou a iniciativa de solicitar em audiência pública que estes fretes (dedicado e de distribuição) não fossem sujeitos à tabelamento, já que são geridos por fidelização de contratos, realizados com pequenas transportadoras regionais e locais.

Apenas para conhecimento, também enviamos anexada a apresentação feita pela ABPA nas supracitadas audiências e reuniões.

Ontem houve um acordo de lideranças para que o relatório seja votado no Plenário da Câmara na próxima semana, para imediatamente seguir para o Senado.

Independente da aprovação no Plenário da Câmara e do Senado, temos, como setor, uma importante tarefa: fornecer subsídios técnicos para encaminhamento à ANTT, para que recebamos, de fato, o tratamento diferenciado para os fretes acima citados. Lembramos que a ANTT está com uma “tomada de subsídios” aberta, que se encerrará no início de agosto.

Assim, solicitamos o empenho de TODOS OS ASSOCIADOS, encaminhando para o e-mail jose.perboyre@abpa-br.org sugestões sobre variáveis a serem consideradas para a definição do custo operacional e efetivado de transportes e justificativas técnicas sobre o frete dedicado e de distribuição. As sugestões devem ser enviadas até o dia 13 de julho (sexta-feira).

Destacamos, ainda, que desde a edição da MP 832/2018, a ABPA criou três subgrupos para tratar destes temas. As informações enviadas serão importantes para aprofundar ainda mais os estudos técnicos compostos por estes grupos.







 
 
 

Comments


Rua Daélcio Faria da Cunha, 121 | Bosque do Tamanduá | 13690-000 | Descalvado | SP | Brasil | +55 (19) 3583.1011

 

                                                                                                                                                           

 

 

 

bottom of page